Capar tomates

No sábado que passou, capei os tomates. Quando me foi anunciado que era uma necessidade imperiosa, julguei que seria insustentavelmente doloroso. Capar tomates revelou-se uma actividade tranquila, bem mais fácil do que esperava, embora me tivesse comovido a alma olhar para tanta e boa rama desperdiçada. O Luís, o tio da S., que me ajudou a capar os tomates, já antes o fizera ao pai e a uns quantos primos que lho haviam pedido. Julgo até que terá capado os tomates à irmã. É, portanto, um capador de tomates credenciado. E como capar tomates? O processo é bastante simples, e depois de me ter mostrado uma vez como se fazia e de me ter explicado, julguei-me capaz de me aventurar nos segredos de capar tomates. Capar tomateiros consiste em cortar todos os ramos, os chamados "ladrões", que desviam o fulgor do tomateiro, impedindo que os nutrientes cheguem aos frutos de forma a crescerem na sua máxima força. A variedade que tenho plantada é tomate coração de boi, uma variedade que cresce enorme como os corações generosos. Tenho também por lá um tomateiro cereja, mas não vi grande vantagem em capá-lo, porque os tomates são muito pequenos e livremente crescem sem que os ramos ladrões venham a perfilar-se como uma ameaça ao pequeno fruto. O Luís também me ajudou a estacar de forma mais eficiente os tomateiros. As estacas que antes enfiara na terra pareciam meninos de coro ao lado dos robustos troncos que agora figuram na horta. Resta-me estender cordas para que os tomates se segurem convenientemente. Enfim, tratar de tomates é coisa séria. Deixo uma ilustração para que se perceba o processo, pedindo desculpa pelo atrapalhado do traçado. Na ilustração, apenas o tronco é poupado, e todos os ramos secundários são capados. Poderemos ser mais perdulários e deixar até ao máximo de quatro troncos para frutificar. Não é absolutamente necessário capar os tomates, e poderemos, se assim o entendermos, deixar crescer livremente a planta. Há muita gente que assim o faz. O meu pai, por exemplo, nunca capa tomateiros, e tem bons resultados.

tomates capados
Capar tomates. A verde e a vermelho, tomates em diferentes fases da maturação; a amarelo, flores; a azul,  ramos capados.

2 comentários:

  1. Olá
    Também sigo esta técnica...

    O meu pai, foi quem me ensinou a capá-los...:-)
    Cumprs e boas capadelas

    Augsuto

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...