A flor da beringela

Das plantas que tenho na horta, as beringelas foram as que demoraram mais tempo a florir e frutificar.
Plantei-as, já crescidas, no início de maio, dia 1 ou 2, e têm estado por ali, entre as curgetes e os tomateiros, muito sossegadas, sem se perceber por que razões assim se quedam. Muito timidamente, produzem uma ou outra folhita, mas é coisa pouca quando comparado, por exemplo, com a exuberância das curgetes. Obviamente, cada planta demora o seu tempo. Eu não conheço nada do ciclo de vida das beringelas, estou agora a observar e a aprender. Pelo que li algures, é uma planta que gosta de muito calor e de muita água. Tem estado muito calor e tem havido água em abundância. Então, porque não crescem as beringelas? Não sei. Pode ser que seja do solo, que não lhe goste das propriedades, pode ser que abomine a companhia da curgete, e abomine tanto que nem cresce para não lhe tocar. Pode ser que não goste de companhia nenhuma. Pode ser que seja anti-social (espero que não me assassine as curgetes ou os pepinos...). Ou pode ser que seja assim e pronto. Leva tempo. Ontem reparei que a beringela floriu a sua primeira flor. Uma flor bonita. Roxa. Parece-me até que a beringela sorriu orgulhosamente tímida quando me percebeu a admirar a frágil cria.

beringela florida
Flor de beringela

2 comentários:

  1. Olá Lopes.
    Bonita flor a da beringela.
    Este ano não pus, não sou grande fã. Mas tive nos 2 primeiros anos de horta, são realmente muito lentas, no primeiro até produziram significativamente mas acho que não compensam o espaço alargado que ocupam, é apenas a minha opinião.
    Boa sorte com as suas!
    Abraço
    João Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, João. Obrigado. Assim já não me sinto desacompanhado na lentidão das beringelas. Vamos ver o que dali sairá. Abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...