As beringelas tardam mas amadurecem

Tenho vindo a descobrir umas quantas coisas sobre o cultivo das beringelas. A primeira, e talvez a mais relevante, é que não percebo absolutamente nada de beringelas. A esta ignorância não será alheio o facto de nunca ter visto como se cultivam e nem ter investigado quase nada sobre como o fazer. Claramente, cada planta terá os segredos, e a beringela terá também os seus. A primeira coisa que descobri é que a maturação da beringela é lenta. E quando digo que é lenta, acreditem, é mesmo muito lenta. 

beringelas horta

Pode até parecer que nada está a acontecer, que nem dará flores, que nunca cresce, mas a beringela está a preparar-se. Lentamente. Muito lentamente. Por esta altura, no final da horta de Verão é que a beringela frutifica. E demora. O crescimento dos frutos é igualmente lento, como lento fora o desenvolvimento da planta, como lento foram as flores a mostrar-se. Paciência, eis o que importa quando se trata de cultivar beringelas. Outras coisas descobri pelo caminho. A primeira delas é que é uma planta que adora sol pleno, não aprecia minimamente a sombra. Tenho-as plantadas em locais com exposições solares diferentes, e basta uma pequena sombra para que logo a planta se queixe que é muito escuro e recusa-se a mostrar trabalho. Logo que se lhe dá espaço para respirar o calor do sol, é vê-la crescer e florir e frutificar. Descobri também que não passa sem água. Basta um dia ou dois sem água e a menina murcha de imediato como se fizesse uma birra. Logo que se rega, arrebita de imediato. Por último, descobri que o escaravelho da batata come as folhas da beringela, e parece adorar. Nunca suspeitaria.

escaravelho beringela

2 comentários:

  1. Olá!
    Que interessante. A explicação que encontro é que a beringela é da mesma família da batateira, ou seja a família Solanaceae. De certeza que ele encontrará algumas semelhanças que lhe agradam...
    Nunca tinha visto, mas com certeza o motivo é esse.
    Cps
    Beta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi caso isolado, tenho-os visto por lá, de volta das folhas de beringela. Como é a primeira vez que aquele campo recebe beringelas em toda sua história, posso garanti-lo, e muitas outras plantas existem que não são atacadas pelos escaravelhos, não poderá falar-se em mero incidente. Enfim, não sei por que será, mas alguma coisa as beringelas e as batatas terão em comum. Cumprimentos, Beta.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...