"Borda D'Água" e "O Seringador" para 2014

Graças ao nosso amigo Rui, chegou à redação d'A Horta e a Cidade o Borda d'Água e O Seringador, ambos para 2014. O Borda d'Água, pasme-se, celebra a bonita idade de 85 anos! Nascido em 1927, apresenta-se na capa, e para que não restem equívocos, como "O verdadeiro almanaque", e contém aquilo que todos nós suspeitávamos que contivesse: um reportório útil para toda a gente.

O Seringador Borda d'água


No seu interior coabitam pilhas de conhecimentos imprescindíveis, tais como os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral. É publicado pelo Editorial Minerva e custa a módica quantia de 2€. O Borda d'Água, como todos sabem, é famoso por ser uma das mais valiosas ferramentas dos agricultores e hortelãos. E é por isso que gostamos dele. Impressiona também o poder algo demiúrgico, algo premonitório, que acompanha a leitura das páginas do verdadeiro almanaque, como se ao lê-lo tivéssemos nas mãos os segredos do Universo e a antevisão do Apocalipse. Na última página, por exemplo, e num artigo assinado por Célia Cadete, diz-se: "O tempo que nos espera em 2014 será de um inverno áspero mas pouco frio; a Primavera será húmida, o Verão quente e o Outono temperado. Os que nascem neste ano serão de estatura mediana com olhos pequenos e atrativos, testa larga e alta, mão esbeltas e dedos compridos". Avisa para estarmos atentos ao consumo de frutos vermelhos, pois podem trazer benefícios mas também malefícios, e para não consumirmos citrinos em excesso. Incentiva também todos os artistas - escritores, músicos, escultores, pintores, atores... - a exerceram a sua arte e a criarem sem limites, porque deles é o ano de 2014. Nenhuma outra publicação nos diz tantas coisas.
O Seringador apresenta-se como um "Reportório crítico-jocoso e prognóstico diário". Se o Borda d'Água tem uma idade de respeito, O Seringador existe há 149 anos! É publicado pelo Lello Editores, e custa 2€. É muito pouco dinheiro para tanto saber. Entre muitas e nobilíssimas informações, O Seringador descreve-nos o carácter dos nascidos em cada mês do ano. Destaco também as ilustrações que acompanham os textos; um verdadeiro mimo.
Obviamente, e é por isso que deles aqui falamos, o Borda 'Água e O Seringador são minas de ouro para quem, como nós, cultiva uma horta. Está cá tudo, desde as sementeiras aos cuidados com as terras, a altura da poda, fases da Lua e a associação com os trabalhos agrícolas e hortícolas, colheitas, e tudo o mais. Imperdíveis.

E para verem como estes livrinhos são mesmo bons, bons, está aqui o borda d'água 2014 pdf bem catita para ver, consultar e a seguir comprar. O seringador 2014 pdf está aqui, também. Boas leituras. E muito importante: comprem estes almanaques, assim que os encontrarem!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...