Receitas de favas: sopa de favas e bruschetta de favas com presunto


E quando temos muitas favas na horta, o que podemos fazer? Uma deliciosa sopa de favas e não menos deliciosas bruschettas de favas.

Para a sopa de favas: 1 Cebola, 3 dentes de Alho, 1 (pedaço de) Chouriço, (talos de) Coentros, 1 (folha de) Louro, 400g Favas, 1/2 lt Caldo de Galinha, 2 colheres de sopa Creme Fraiche, 100g Espinafre, a gosto Flor de Sal, a gosto Pimenta, a gosto Azeite.


Para a bruschetta de favas: 3 dentes de Alho, 3 fatias finas Pão Alentejano, 3 fatias de Presunto, 150g Tomate Cereja, 200g Favas, 1 ramo Alecrim, 2 colheres de sopa Creme Fraiche, a gosto Flor de Sal, a gosto Pimenta, a gosto Azeite.

As receitas pertencem ao Chef Henrique Sá Pessoa mas as mãos e a magia saíram das mãos da S. De longe, os melhores pratos de favas que provei no último século. Surpreendentemente bons. Têm os sabores da comida que sempre conhecemos, os belíssimos sabores mediterrânicos, numa apresentação contemporânea. As favas da minha horta, e as favas em geral, merecem receitas assim. E nós também. Não choramos: sorrimos por mais.
E para que possam tentar, apenas tentar, imitar o talento das mãos da S. (chama-se Sara, nem sei por que razão usarei apenas a letra inicial...), deixo-vos os vídeos do making of. Do Chef Sá Pessoa, claro. Está tudo no Ingrediente Secreto. Bom apetite. Muito bom, mesmo.


11 comentários:

  1. Isto é que são boas ideias para as favas! Sopa de favas já fiz várias vezes, mas não assim. Agora a Bruscetta de Favas com Presunto... essa receita é que me inspirou! Deve ser bem bom, vou experimentar.
    Realmente nesta altura, o que fazer com tanta favas? Eu congelei muitas, para ir usando durante o resto do ano. Mas vou ainda experimentar essas sugestões. As favas são um alimento fantástico, dá para fazer muitos pratos, inclusive vegetarianos, mas parece que só nos lembramos das favas com chouriço.

    Boa semana para vocês!
    (obrigada pelas receitas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo de experimentar. Aliás, estas receitas são tão boas que deviam vir dentro das vagens de fava. Boa semana :)

      Eliminar
  2. Viva Lopes
    Já se comia, parece-me muito bom a sopa e a bruscheta, tenho de experimentar.
    Obrigado pelas ideias.
    Cumprimentos
    João Gomes

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Belas sugestões para as favas cá do quintal...
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  4. Olá....outra vez

    Para o Nordeste transmontano comem as favas muito pequenas e com a respectiva vagem.
    E vocês, já experimentaram comer favas....com tudo?
    Eu não...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Favas, vagens e tudo? Nunca comi, nunca vi, nem nunca ouvi falar. Mas se é do Nordeste transmontano é capaz de nem ser coisa má. Será? Abraço, Augusto.

      Eliminar
  5. Viva
    Ora olha aqui:

    http://www.saborintenso.com/f70/vagem-fava-refogada-16682/
    http://www.mytaste.pt/r/sopa-de-cascas-de-fava-17411819.html
    http://www.receitasdecozinha.com/casca-de-fava-guizada-r-567.html

    Bom apetite

    Cumprs
    AUGUSTO

    ResponderEliminar
  6. Surpreendente! Nunca me teria passado pela cabeça. Juro. Fiquei mais pobre em ignorância. Obrigado, Augusto.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Eu ainda tenho alguma elutância em comer a vagem da fava. No entanto, também a tinha em comer a vagem do feijão seca ( casulas) depois de descascado o feijão...e é cá um manjar...

    http://www.cincoquartosdelaranja.com/2013/02/butelo-com-casulas-um-sabor-tradicional-de-tras-os-montes.html

    Sempre a aprender...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha só que espanto! E existe mesmo um festival que lhes é dedicado. Maravilhoso. Está aqui: https://www.facebook.com/festivaldobutelo. E tem óptimo aspecto. Ainda as provo um dia. Obrigado :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...