Sementeiras em Setembro

Diz-se: "Em Setembro planta, colhe e cava que é mês para tudo." Enfim, não nos bastará colher o que ainda vamos tendo, como devemos plantar e ainda preparar a terra... Uma fartura. Para as sementeiras de Setembro, e a ajuizar pelo que nos diz o Borda D'Água, temos muito por onde escolher:

Semear ao ar livre e em local definitivo:
agrião, cenoura, chicória, feijão, nabo, rabanete, repolho e salsa.

Semear em canteiro:
acelga, alface, alho-porro, cebola e tomate.

Com as primeiras chuvas, plantar morangueiros e regar até que peguem. De acordo com o bonito e sempre maravilhoso guia da Casa César Santos, as sementeiras de Setembro são:

acelga, alcachofra, alface, alho-francês, beterraba, cardo, cebola, cenoura, chicória, coentros, ervilha, espinafre, fava, nabiça, nabo, pastinaga, penca, rabanete, repolho, salsa.

Desta vez, não vou seguir qualquer sugestão destes guias e vou plantar couve penca - para que chegue ao Natal a tempo de enfeitar o prato de bacalhau - e brócolos - porque sim, porque diz que é muito bom. Comprei estas couves na Feira de Espinho, como dei anteriormente conta. A barriga da avó da S. coabita saudavelmente apenas com a couve penca mais clara, e como espero que ela venha a comer alguma pelo Natal, tive o cuidado de a pedir assim à comerciante.

couve penca brocolo
Brocolos e couves penca

Segundo me explicou, há algumas variantes de couve penca. Falou-me em couve penca mais clara, em couve penca mais escura e em penca tronchuda... Variedades de couves é coisa que não falta no mundo agrícola. Juro, se tivesse campo e engenho para isso, plantava-as a todas. Como não tenho em quantidade nem um nem outro, tento escolher couves relativamente consensuais. Por exemplo, foi a S. que quis os brócolos. São excelentes para a sopa. E a pequena vai adorar. Repito, para que não haja confusões: vou plantar couve penca e brócolos; quero com isto dizer que não vou semear, que isso trata-se com recurso à semente, e não é disso que falamos. Antes falássemos em plantações de Setembro; assim mais correto seria.
Obviamente, as atenções setembrinas, no que à agricultura e à horticultura diz respeito, estão focadas nas vindimas. Todas as vontades e todas as energias confluem para as vinhas, para os baldes e para as tesouras que cortam laboriosamente os cachos de uvas. Por todo o lado ouve-se o roncar dos tractores e o riso matinal das mulheres e dos homens, enchendo os terrenos vinícolas de uma alegria que dura o tempo de um estertor. Logo de seguida, a vinha será abandonada ao rumorejar do podar e da recolha das vides, e por fim ao silêncio frio da chuva. É uma celebração curta mas intensa. Setembro é assim.

6 comentários:

  1. Bom dia
    Pois é, Setembro é o mês do ginásio...na terra.:-)

    Cumprs e boas sementeiras
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Viva Lopes.
    Mais um belo post e muito boas as fotos.
    Um autêntico hino a Setembro que bem o merece, vamos ver é se o tempo ajuda.
    Abraço
    João Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Gosto muito de Setembro. Mesmo muito. Abraço, João.

      Eliminar
  3. Então temos de pensar em começar a semear Fava para colher no Natal. e semear nabo greleiro, entre outras sementes.cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também começar a preparar o terreno (para quando chegarem as primeiras chuvas)semear ervilhas cometudo, de grão, anãs, meia estaca ou de trepar,
      alhos, etc. adquirir as sementes para no momento próprio semear, dá vantagem na colheita, além de por vezes procurarem comprar e ainda não haver. não guardes para amanhã....o que podes....... cumprimentos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...