Está mais do que na altura de pensar em estacar a horta, e quando falo em estacar a horta falo em estacar principalmente os tomateiros mas também os pimenteiros. Os tomateiros são, claramente, os alvos preferenciais das estacas, porque quando começarem a crescer os frutos (sim, parece que os tomates são frutos) é provável que com o peso aquilo venha tudo por ali abaixo e parta os ramos, e ficamos sem planta e sem tomates. É possível estacar a horta com os mais variados materiais, desde canas, redes penduradas, ramos de algumas árvores, nomeadamente eucalipto, estacas de ferro... O que é importante é que as plantas fiquem bem seguras para que possam resistir ao vento e ao peso do próprio fruto. É também possível utilizar formas "orgânicas" de estacamento. Por exemplo, é bem conhecida a associação entre o milho e o feijão da trepa; crescem harmoniosamente, um sobe aos céus e o outro faz dele uma estaca. Para estes lados, ainda não encontrei canavial a jeito para apanhar umas quantas canas, que é o meu método preferido para o estacamento. Há canaviais junto ao mar, mas seria muito pouco estético ir para lá de faca em punho cortar canas. Sempre poderia recorrer ao AKI ou ao Leroy Merlin, tenho a certeza que venderão estacas. Mas para quê? Andamos nós a cuidar de ter um estilo de vida saudável e depois compramos estacas em catedrais de consumismo? Não sou radical de estilos de vida saudáveis, nem nada disso; há que usar de alguma ponderação. Mas a ideia surge-me algo despropositada e desnecessária. Portanto, resolvi fazer uma incursão a um matagal aqui perto de casa e procurar alternativas. Um eucaliptal muito mal tratado mostrou-me onde estavam as minhas estacas. Muito silenciosamente, e a ouvir Kanye West nos auscultadores (a figura é, no mínimo, patética), lá fui cortando uns quantos galhos mais novinhos. Já se sabe o que acontece ao eucalipto quando seca, para cortar é um sarilho, mas assim verdinho é uma maravilha, parece manteiga. Cortei 12 estacas, atei-as com uns ramos de videira (100% campestre!) e agora repousam na garagem. Mais logo seguem para a terra. Depois digo como correu e mostro a obra. Sai da frente, Dalí.
Estacas de eucalipto para a horta (deve ser a foto mais patética que alguém algum dia se lembrou de usar num blogue...) |
Tal como previa, estacar os tomates resultou num exercício esteticamente miserável. Mas foi o meu primeiro estacamento, e não há estacamento como o primeiro.
Estacar tomates. A versão rústica, a única que conheço. |
Sem comentários:
Enviar um comentário