Sementeiras de Agosto

Também se fazem sementeiras em Agosto, embora não seja tão farta como noutros meses. Agosto é uma espécie de semi-deserto de sementeiras. Ainda assim, algumas sementes, em vez de aproveitarem o sol nas praias, teimam em ser semeadas por alturas do grande calor agostino. Os nabos aparecem logo à cabeça desta fila. São, para mim, a grande sementes de Agosto, e lá para o outono espreitarão orgulhosamente a terra. Outras há, todavia. Segundo o meu guia de sementes da Casa César Santos, de Matosinhos, agosto é o mês de muitas sementeiras, a saber:

  • Acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, alho-francês, beterraba, cardo, cebola, cenoura, chicória, coentros, couve-flor, escarola, espinafre, funcho, nabiça, nabo, pastinaga, penca, rabante, repolho, salsa.


Obviamente, a maior parte delas não é uma sementeira exclusiva de agosto, estendendo-se ao longo de todos os meses quentes de verão, e mesmo da primavera. Algumas sementeiras aparecem, segundo este guia, de forma exclusiva, nomeadamente a escarola e o funcho. Se ao funcho a minha memória agrícola não oferece qualquer esforço, já à escarola não encontro qualquer referência. De acordo com o que o google diz, a escarola é uma endívia, parente da chicória. Não conheço de todo e nunca ouvi falar de escarola, embora conheça endívia pelo nome, mas não pelo sabor. Seja como for, não tenho intenções de a semear. O mesmo é válido para o funcho - também não pretendo semeá-lo. Desta lista, escolho o nabo, e em particular o "nabo 60 dias", recomendado por quem sabe, pela riqueza e facilidade no cuidado. E escolho também as nabiças, mas essas já as semeei, e lá vão crescendo como a terra quer e o engenho desacompanha. 

A minha outra fonte de informações relativamente às sementeiras de Agosto é o incontornável Borda d'Água, "o verdadeiro almanaque", como diz em todo o destaque na capa (não conheço outro que não este, não sei qual ou quais possam ser os falsos...). O "verdadeiro almanaque" é muito mais comedido nas sementeiras de Agosto. De acordo com o clássico absoluto da agricultura e da horticultura, na horta deverá ser semeado: 

  • em local definitivo, agrião, espinafre, feijão, nabo, rabanete, repolho de inverno, salsa; 
  • em canteiro, acelga, alface e couve nabo. 

Também semearei a salsa. Aproveitarei a que tenho na varanda e deixarei que as sementes caiam livremente. A natureza seguirá o seu curso. E boas sementeiras.

salsa na varanda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...